

Bem-vindo à Royal Queen Seeds. Sim, somos nós. Mudámos um pouco. Mas confie em nós — é para melhor!
“Se algo funciona, não mude.”
— Eu gosto da tipografia gótica, como uma personagem do norte, uma marca muito antiga, que esteve sempre presente. O preto espesso e o leão. É tão inteligente estar a fumar um charro. Bem pensado.

— Porquê mudar? — talvez se interrogue. — Eu gosto do tom dourado e do leão, ele inspira uma sensação de segurança, fiabilidade e de camaradagem. Consigo vê-lo a sobressair facilmente entre outros bancos de sementes. Esta "Rainha" faz-me lembrar de algo... Não sei bem porquê, mas adoro essa tipografia.

Pensamos que precisávamos de um retoque. Foi um processo fantástico — e também sentimos alguma "tontura" por constatarmos o quão longe já chegamos. Felizmente, estamos todos unidos nesta viagem.
Compreendemos que a mudança é difícil de início. A mudança é intimidadora, e pode fazê-lo pensar: será que ainda são as mesmas pessoas que lá trabalham? Será que vão proporcionar as mesmas sementes? Ainda posso confiar neles?
Sim, sim e sim!
É simplesmente isso, nos últimos anos, temos avançado. Rápido. Há momentos na nossa vida em que as coisas começam a acelerar. Fases em que surgem oportunidades excitantes, e temos de aproveitá-las. Entre outros marcos, chegámos aos EUA e desvendamos as primeiras sementes de canábis híbrida F1 do mundo. Além disso, continuamos a explorar novas colaborações, e estamos a elevar a fasquia para desenvolvermos as mais recentes e modernas genéticas. Lembra-se da Tropical Mirage? Uma variedade que reforça a criatividade...
Isso traz-nos de volta aqui, à criatividade. E à oportunidade.
Apresentamos-lhe nós — a nova Royal Queen Seeds. Prazer em conhecê-lo.


O leão
O leão estava a envelhecer. Adorámo-lo, claro. Ainda está no nosso ADN. É neerlandês, é bravo, é poderoso e dinâmico. Em termos de Real, ele é intocável e não negociável.
Mas ter um leão no logótipo também é algo deveras comum.
Num mundo digital, com centenas de milhares de marcas, muitas delas conhecidas a nível mundial, há milhares de leões. Faça o teste e confirme online. Embora o nosso fosse único, sempre sentimos que era um pouco estranho. Demasiado feroz, talvez? Nesse sentido, pensamos, que tal retocá-lo?
Mas como?
Decidimos dar-lhe mais ênfase. Ao invés do seu corpo, concentramo-nos na sua cabeça, de forma a conseguirmos ver melhor a sua expressão.
O novo leão é forte. Ele também é paciente e sensato. Ele é bravo, não obstante, meigo e amigável. O mais importante, ele é facilmente reconhecível. E, acima de tudo, ele é único.
Foi desafiante dar-lhe vida. Tivemos de imaginá-lo do zero. Inúmeras das opções eram bonitas, mas tinham um quê de demasiado feroz, de demasiado casual, de demasiado severo ou distante. Precisávamos de concentrar-nos na sua expressão. Mais paciente. Mais calmo. Não tão jovem como antes. Ainda ousado e rápido, mas mais maduro e imponente. Um aliado no processo do cultivo, caso queira resumir tudo a uma simples linha.


A fonte
Bem, tivemos um problema com a fonte. Lembra-se porque é que gostava assim tanto da palavra "Queen"? Pode parecer familiar por um motivo. Acima de tudo, havia um ênfase na "Queen", por nenhum motivo em particular. “Royal” e “Seeds” são igualmente importantes. Ninguém nos conhece como “Queen”. Faltava-nos equilíbrio.
Além disso, a fonte — embora bonita e elegante — transmitia perícia, mas de uma forma fria. Não era pragmático ou orgânico, além de não ser próximo de si.
Ao escolhermos uma fonte nova para o logótipo, queríamos enfatizar a natureza orgânica do produto, o nosso ambiente e o nosso dia a dia — uma fonte convincente que é brincalhona e amigável, mais espessa e mais visível, capacitando-nos com novas formas de conectar.
Esta fonte também será utilizada no nosso website e nas nossas comunicações. Ajudar-nos-á a revelar o que é importante, de forma orgânica, funcional e moderna.


RQS — Regressar à origem
Muitos de vós também nos conhecem como RQS. Nós compreendemos. Royal Queen Seeds é um nome comprido de soletrar (e articulado). Utilizar apenas “Royal” não clarifica muito, além disso, perde o nosso propósito principal: "Sementes".
Assim sendo, tal como fizemos no passado, explorámos um design "RQS" que sumarizaria o nosso nome e nos permitiria implementá-los em mensagens mais curtas.
Mas quando o fizemos, descobrimos algo. Aquele espaço no Q, e o traço... parece familiar. É o âmago da letra, o âmago do nome e também o âmago da nossa essência. O Q contém uma semente. Isto é simplesmente perfeito, não é? Reparou? Seja honesto!


As cores
Ah sim, as cores. Embora muito reconhecíveis, também foram bastante difíceis de trabalhar. Talvez tenha reparado que atraíam imensa atenção, contudo, ao mesmo tempo, também cansavam rapidamente a vista. E além desses motivos formais, elas transmitiam (gritavam) uma mensagem que já não mais nos representa.
A cor é muito importante. Pense nas suas roupas, ou nas cores das suas paredes em casa, do seu carro ou o tom dos seus filmes favoritos.
Cada cor tem algo a dizer — a sua saturação, a sua tonalidade e a combinação destas comunica uma mensagem.
Pensámos que, além do logótipo e da tipografia, as cores eram algo que tinha de ser melhorado. Como deve ter reparado, retocámo-las. Passámos para cores mais básicas, mais próximas dos tons orgânicos, proporcionando uma sensação de calma e de serenidade; acima de tudo, elas combinam agradavelmente!
Um novo mundo repleto de possibilidades acabou de se abrir diante dos seus olhos. Já estamos a pensar em como as podemos utilizar: nas embalagens, no nosso website, nos canais SM e... no nosso merchandising!
Mal podemos esperar para criarmos uma nova linha de roupa e de a partilharmos consigo, além de todo o equipamento que iremos preparar nos próximos meses!


A mensagem
Desde o início, o nosso objetivo tem sido aprender e partilhar a nossa experiência com a nossa comunidade. Cultivar qualquer planta desde a semente não é uma tarefa fácil (embora com a informação e orientação adequadas, assim o pareça).
Permanecendo positivos e ousados, aspirámos "Continuar a Cultivar". Cultivar mais leva a um conhecimento mais aprofundado do processo, convertendo gradualmente os novatos em especialistas. Essencialmente, o simples lembrete de "Continue a Cultivar" leva, naturalmente, a evoluir pessoalmente.
Há alguns anos, apresentamos o "Cultivar, Juntos" como um lema alternativo. Foi um próximo passo emocional na nossa relação. Sentimos que estávamos a aprender com a nossa comunidade próspera à medida que aprendiam connosco.
Hoje, embora o mundo da canábis à nossa volta se esteja a transformar muito rapidamente, e tudo seja excitante, sentimentos que precisamos de evoluir. Progredir para esta nova visão é uma oportunidade de levarmos os nossos esforços mais além. Ativamente. Juntos. Mais Ousados. Mais alto. Já consegue ler nas entrelinhas? Está connosco?


Uma nota sobre as embalagens
Como pode imaginar, passar de uma marca bem estabelecida para uma nova imagem é um processo que requer algum tempo. Talvez ainda encontre o nosso logótipo antigo aqui e acolá, mas fique descansado, ainda somos nós. Para garantirmos a sustentabilidade desta transição – um valor basilar para nós – continuaremos a utilizar as nossas embalagens atuais até acabarem, antes de abraçarmos em pleno a nova imagem.
Isto não implica que as suas sementes estão velhas! Pelo contrário, surge como uma decisão estratégica que deriva de uma meta maior que definimos. Estamos comprometidos em minimizar o desperdício e em sermos ecologicamente responsáveis, e descartar embalagem em perfeitas condições vai contra este princípio.
Das nossas origens até ao dia de hoje, "Nós" estamos em primeiro lugar
Estarmos nesta viagem juntos foi, sem dúvida, o capítulo mais entusiasmante. Contudo, ainda há muito a fazer. Ainda precisamos de contribuir para que a nossa sociedade evolua e de potenciar cada cultivador a ser mais conhecedor, mais sustentável e autossuficiente. Precisamos de indivíduos apaixonados e qualificados que nos ajudem a espalhar esta mensagem, para que possamos todos crescer mais alto do que alguma vez julgámos ser possível.