O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Steven Voser Reviewed by: Gloria Payá


  • O pH do solo mede a acidez ou alcalinidade e impacta significativamente a saúde da planta de canábis. O intervalo de pH ideal para cultivar canábis em solo é de 6,0 a 7,0.
  • As plantas de canábis só conseguem absorver os nutrientes num intervalo de pH específico, e os desvios podem levar a deficiências de nutrientes e ao "bloqueio de nutrientes".
  • Os medidores digitais ou kits de teste de pH podem ser utilizados para testar o solo ou o pH da água. Podem ser realizados ajustes utilizando soluções para "aumentar o pH" ou "diminuir o pH" ou métodos naturais como o composto.
  • A gestão adequada do pH promove plantas de canábis mais saudáveis e mais vigorosas, levando a colheitas de maior qualidade.

O que é o pH do solo?

O pH é uma medida do quão ácido ou alcalino algo é. A escala do pH varia entre 1 e 14, com um pH de 7 a ser o valor neutro (o pH da água pura). Caso o pH seja menor do que 7, uma substância é considerada ácida (pense no vinagre ou no sumo de limão). Se o pH é maior do que 7, a substância é alcalina, tal como é o caso dos sabonetes, da lixívia e do amoníaco.

Em termos mais científicos, o nível de pH está relacionado com a concentração de iões de hidrogénio, por exemplo, na água com que rega as suas plantas. A escala de pH é logarítmica, com base 10, o que significa que a água com um pH de 6 já é 10x mais ácida do que a água com um pH de 7.

Abaixo, tem um gráfico básico dos diferentes níveis de pH em produtos comuns:

1.0 - Ácido da bateria
2.0 - Sumo de limão e vinagre
3.0 - Sumo e refrigerante de laranja
4.0 - Sumo de tomate
5.0 - Café simples e bananas 
6.0 - Urina e leite 
7.0 - Água pura, não da torneira nem água engarrafada
(o pH da água da torneira ou da água engarrafada pode variar consideravelmente)
8.0 - Água salgada e ovos 
9.0 - Bicarbonato de sódio
10.0 - Leite de magnésia e água do Grande Lago Salgado, no Utah

De que forma é que o pH afeta a disponibilidade dos nutrientes? 

O pH do seu solo impacta diretamente a capacidade da sua planta de canábis absorver os nutrientes. Isto deve-se ao facto de diferentes nutrientes tornarem-se solúveis a diferentes níveis de pH. A um pH de 6,5, a maioria dos nutrientes fica disponível como iões solúveis na água que são prontamente absorvidos através das raízes das suas plantas. Por sua vez, as suas plantas obtêm a nutrição que precisam para maximizarem o crescimento.

Contudo, quando os níveis de pH do seu solo sobem ou descem em demasia em relação aos 6,5, contudo, a disponibilidade dos nutrientes muda. A níveis de pH mais baixos, por exemplo, o ferro (Fe), o manganésio (Mn) e o alumínio (Al) ficam prontamente disponíveis para as plantas — todos os quais são tóxicos em excesso.

Entretanto, a níveis de pH mais altos, o potássio (K), o fósforo (P), o enxofre (S), o boro (B) e o molibdénio (Mo) ficam mais acessíveis para as plantas. De qualquer das formas, quando o pH do seu solo está desequilibrado, as suas plantas não conseguem absorver o equilíbrio correto de nutrientes que precisam para o crescimento saudável.

Video id: 484379208

Os benefícios de manter o pH perfeito

Os benefícios de cuidar e manter o pH das suas plantas são bastante óbvios; terá plantas mais saudáveis, que demonstram crescimento mais vigoroso e, como resultado, produzem melhores colheitas. Além disso, também assegurará que o tempo e dinheiro investidos a fertilizar as suas plantas foram compensadores.

Ao verificar regularmente o pH do seu meio de cultivo, conseguirá assegurar que as suas plantas conseguem absorver todos os nutrientes que lhes dá. Também poderá detetar quaisquer desequilíbrios do pH mais cedo, minimizando o seu risco de passar por deficiências de nutrientes mais tarde no seu processo de cultivo (falaremos melhor sobre este tema mais abaixo).

Sinais de pH alto e baixo nas plantas de canábis

Alguns sinais de que o seu pH está desequilibrado quando cultiva canábis incluem:

pH baixo
  • Crescimento atrofiado
  • Descoloração vermelha ou roxa das folhas e dos caules
  • Necrose da folha (acastanhar e emurchecimento das folhas saudáveis)
  • Pontas queimadas da folha
  • Folhas torcidas
  • Clorose da folha (amarelecimento das folhas com veias verdes)
pH alto
  • Manchas castanhas nas folhas
  • Folhas atrofiadas e murchas
  • Necrose da folha (acastanhar e emurchecimento das folhas saudáveis)
  • Clorose da folha (amarelecimento das folhas com veias verdes)
  • Morte das pontas das folhas novas
  • Folhas verde-escuras com coloração vermelha ou roxa

Note que todos os sintomas acima são, na realidade, provocados por deficiências de nutrientes resultando de desequilíbrios do pH. No entanto, não poderá abordá-los dando simplesmente mais nutrientes que estão a faltar às suas plantas. Ao invés, terá de voltar a regular o seu pH lavando o seu solo para livrar-se dos reservatórios em excesso dos nutrientes e, de seguida, começar a adubar novamente as suas plantas com uma mistura equilibrada de nutrientes.

Compreender e prevenir o bloqueio de nutrientes

O bloqueio de nutrientes (por vezes mencionado como "lock de nutriente") ocorre quando as suas plantas de canábis não conseguem absorver os nutrientes do solo ou os fertilizantes que está a utilizar para alimentá-las. Uma das principais causas para o bloqueio de nutriente é o desequilíbrio do pH, mas isto também pode ser provocado por uma acumulação de sal perto da zona da raiz, como uma resultado da alimentação com fertilizantes minerais (que tendem a ter maior conteúdo de sal).

Melhor pH para a fase de floração no solo

As plantas de canábis crescem eficazmente num intervalo de pH neutro entre 6 e 7, desde a semente até à colheita. No entanto, frequentemente, os cultivadores experientes gostam de aumentar ligeiramente o pH do seu solo para 6,5 a 7,5 durante a floração para maximizarem a capacidade da sua planta absorver nutrientes de floração essenciais. Tanto o potássio quanto o fósforo (os macronutrientes mais importantes para apoiarem o desenvolvimento das flores), bem como o cálcio, o enxofre e o magnésio, todos ficam cada vez mais disponíveis a níveis de pH ligeiramente elevados.

Ao aumentar gentilmente o pH do seu solo, garantirá que as suas plantas obtêm um bom equilíbrio de nutrientes de floração, enquanto reduzem simultaneamente o seu acesso ao azoto — o qual não precisarão durante a sua fase de floração. De facto, a alta disponibilidade do azoto durante a floração pode provocar desequilíbrios de nutrientes que prejudicam fortemente o desenvolvimento das flores.

  • Tabela do pH do solo: 6.0–7.0

Caso cultive no solo, o nível de pH ideal para a zona da raiz é entre 6.0 e 7.0. No entanto, não há um número definido dentro deste intervalo que seja considerado como o "melhor". Ao invés, pode ser boa ideia permitir alguma flutuação natural dentro desta janela para apoiar a ingestão ideal de nutrientes.

Assim sendo, enquanto ajusta, experimente uma leitura ligeiramente diferente de cada vez. Pode, por exemplo, ajustar o seu pH para 6.2 numa rega, de seguida para 6.6 na próxima. Desde que permaneça entre 6.0 e 7.0, não deve ter grandes problemas. O solo também é mais perdulário quando se trata de desequilíbrios do pH, mas também tem os seus limites.

Se cultivar puramente orgânico — onde não administra nutrientes minerais — o pH deixa de ser um problema tão grande. Caso esteja a utilizar solo complementado ou composto com matéria orgânica, os microorganismos deste tornarão os nutrientes mais acessíveis para as raízes. Contudo, a maioria dos cultivadores que utilizam misturas para vaso padrão e nutrientes minerais terão, de facto, de lidar com o pH.

Gráfico de barras mostrando como o pH do solo (variando de 4,5 a 9,5) afeta a disponibilidade de nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre, magnésio, ferro, manganês, boro, cobre, zinco e molibdênio.
  • Opte pelo orgânico e esqueça a ideia de ter que medir o pH

Na RQS, somos grandes defensores do cultivo orgânico da canábis, não só porque proporciona um produto de longe superior, mas também porque requer menos incómodo para cultivar, particularmente quando se trata do pH.

Embora a utilização dos nutrientes químicos possa parecer simples, na realidade, esta pode precisar de algum tempo e prática para dominar devidamente a fertilização das suas plantas de canábis com fertilizantes minerais líquidos. Os nutrientes orgânicos, por outro lado, promovem naturalmente a saúde das suas plantas, apoiando o desenvolvimento de vida microbial saudável no seu meio de cultivo.

A utilização de fertilizantes naturais, como o composto, vermicompostagem e farinha de osso cria um terreno fértil para bactérias e fungos saudáveis que mantêm o seu solo em condições ideais, por conseguinte, habitualmente, não há qualquer necessidade de monitorizar o pH do seu solo tão atentamente como teria de fazer se optasse por outra opção.

  • Tabela de pH de hidroponia e sem solo: 5.5–6.5

Os cultivos hidropónico e sem solo são outro tipo de "animal" quando se trata do pH. Caso cultive sem solo, digamos em coco, o nível de pH ideal na zona da raiz seria, de certa forma, inferior ao do solo, entre 5.5 e 6.5. O mesmo aplica-se a todos os métodos hidropónicos.

Com estes métodos, é igualmente importante que permita que o nível do pH flutue entre o intervalo aceitável para apoiar a ingestão de nutrientes. Por exemplo, na hidroponia, o cálcio e o magnésio são principalmente absorvidos a níveis de pH acima dos 6, enquanto outros nutrientes, como o magnésio, preferem um pH ligeiramente mais baixo.

Uma vez mais, isto não deve ser um problema dado que os níveis de pH flutuarão naturalmente ligeiramente de cada vez que proceder com a alimentação num cultivo hidropónico. Só precisará de corrigir se o nível de pH sair do intervalo ideal de 5.5 a 6.5.

Quando cultiva em coco, perlite ou hidroponicamente, a responsabilidade de administrar os nutrientes diretamente na zona da raiz através da água é inteiramente sua, o que significa que as enormes flutuações de pH representam um risco superior do que no solo. O meio inerte utilizado nos cultivos de hidroponia e sem solo só retêm a água e fornece apoio para as raízes. Assim sendo, quando administra os nutrientes, tenha o cuidado de não sobrecarregar as suas plantas.

Gráfico de barras ilustrando como o pH do solo afeta a disponibilidade de nutrientes para as plantas. O eixo X varia de pH 4,5 a 8,5, enquanto o eixo Y representa a disponibilidade relativa de nutrientes. Os nutrientes mostrados incluem nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, boro, zinco e cobre.

Como monitorizar e ajustar o pH da água da canábis

Uma das partes mais importantes de manter um pH saudável do solo é testar regularmente o pH da sua água. O pH da água engarrafada e da água de torneira pode variar significativamente e afetará diretamente o pH do solo das suas plantas. Por conseguinte, recomendamos que meça sempre o pH da sua água antes de regar as suas plantas enquanto acompanha simultaneamente o pH do seu escoamento.

Uma das formas mais tradicionais de acompanhar o pH do solo é com um kit de teste do pH. Para fazê-lo, quererá:

  1. Tirar uma amostra da sua água, da solução de nutrientes ou do escoamento.
  2. Adicione 1 a 2 gotas de solução de pH.
  3. Agite a mistura para combiná-la adequadamente.
  4. Compare a cor da sua mistura com a tabela de cores que veio com o seu kit.

Procura uma forma mais precisa e direta de medir o pH do seu jardim de canábis? Não procure mais além do nosso testador de pH, da Hanna Instruments. Seguindo um processo de calibração simples, este medidor de bolso fornecer-lhe-á leituras de pH exatas num instante — tudo sem esforço para comparar as tabelas de cores.

pH da canábis — Perguntas Frequentes

Abordemos mais minuciosamente algumas das perguntas mais comuns relacionadas com o pH da canábis. Fique à vontade para consultá-las caso encontre quaisquer problemas relacionados com o pH durante o seu cultivo.

Teste o pH do meu fertilizante antes ou após acrescentar os meus nutrientes?
Meça sempre o pH após acrescentar quaisquer nutrientes ou realizar quaisquer alterações, dado que estes podem alterar o valor do pH da sua água. Após misturar a sua solução de nutrientes, utilize um medidor de pH ou gotas para testar o seu nível de pH.
Tenho de medir o pH do excesso escoado após alimentar as minhas plantas?
Sim. Lembre-se sempre de testar o pH do excesso escoado de nutrientes, dado que isto dar-lhe-á uma ideia do pH do seu meio de cultivo.
Quão exatos têm de ser os meus níveis de pH quando cultivo canábis?
Não se deixe perturbar casos os seus nutrientes estejam ligeiramente abaixo ou acima das condições ideais que mencionámos supra. Reaja apenas a grandes alterações no pH, as quais possam inibir a capacidade das suas plantas absorverem os nutrientes.

Medir o pH com gotas

Os kits de medição do pH contém habitualmente um tubo de ensaio, um frasco da solução de testagem e uma tabela de pH codificada por cores. A testagem do pH do seu solo com estes kits é super simples:

1. Prepare o seu fertilizante conforme costuma fazer e agite-o gentilmente. Tenha cuidado para não oxigenar em demasia o seu fertilizante, dado que isto pode prejudicar a leitura do seu pH.

2. Encha metade do tubo de ensaio com o seu fertilizante e acrescente 3 gotas do líquido de testagem neste.

Guia passo a passo para testar o pH do solo: misture o solo com água em uma tigela, adicione 3 gotas de líquido de teste em um tubo de ensaio. O tubo de ensaio mostra um pH neutro de 7,0, ideal para jardinagem e saúde das plantas.

3. Agite gentilmente o tubo de ensaio para misturar a solução de testagem do pH com o seu fertilizante.

4. Utilize a tabela de cores para ler o pH do seu fertilizante e, se necessário, utilize produtos para aumentar/diminuir o pH para ajustá-lo.

5. Repita este processo com o excesso escoado do seu fertilizante. Caso a leitura do pH do seu excesso escoado esteja muito abaixo ou acima da do seu fertilizante e na zona de perigo (abaixo dos 5 ou acima dos 7), pode precisar de regular o pH do seu solo.

Instruções para testar o pH do solo: agite suavemente o tubo de ensaio e compare a cor do líquido com uma tabela para determinar o pH do solo. A imagem mostra um tubo de ensaio com pH de 7,0, indicando solo neutro.

Medir o pH com um medidor de pH digital

A medição do pH com um medidor de pH digital (tal como o nosso testador do pH) não poderia ser mais simples. Após calibrar o seu aparelho, coloque-o simplesmente no seu fertilizante, excesso escoado e solo para obter uma leitura precisa do pH no seu jardim.

Como ajustar o pH quando cultivo canábis

Caso o pH do seu fertilizante, solo ou água esteja longe do intervalo ideal, terá de ajustá-lo rapidamente. Isto pode ser feito utilizando os produtos “pH up” e “pH down”, os quais pode comprar em qualquer loja de produtos de cultivo. Se o seu pH for demasiado alto terá, como é óbvio, de acrescentar um pouco de pH down, e vice-versa.

  • Utilizar o pH Down

Considerando a alcalinidade da maioria da água de torneira, habitualmente terá de diminuir o seu pH ao invés de elevá-lo. Para fazê-lo, acrescente pequenas quantidades da solução pH down (há muitas marcas diferentes no mercado) quer na sua água ou solução de nutrientes, agite e teste novamente o pH. Repita o processo até os seus níveis de pH ficarem corretos.

  • Utilizar o pH Up

O processo de aumentar o pH da sua água ou solução de nutrientes é igual ao de diminuí-lo. Adicione simplesmente pequenas quantidades do pH up aos seus nutrientes ou água até que as leituras do seu pH se encontrem no intervalo de valores correto.

  • Formas alternativas de baixas ou aumentar o pH quando cultiva canábis

Além de utilizar os ajustadores de pH, também pode baixar ou aumentar o pH do seu solo utilizando uma variedade de produtos naturais. Estrume, composto, vermicompostagem, chás de composto, agulhas de pinheiro e aparas de madeira, todos ajudam a baixar gentilmente o pH do seu solo com o passar do tempo.

Embora estes produtos tendam a demorar mais tempo a surtir efeito, eles também ajudam a estabelecer vida microbial saudável em torno das raízes da sua planta, o que ajuda a promover o crescimento saudável das suas plantas e mantém-nas protegidas dos patógenos e das pragas.

O sumo de limão e o vinagre também são muito eficazes quando se trata de baixar o pH. Lembre-se apenas de diluir em água para evitar baixar demasiado drasticamente o pH e/ou danificar as raízes da sua planta.

O produto mais comum utilizado para aumentar o pH do solo é a cal ou calcário, que podem encontrar-se disponíveis em pó, pelete ou na forma hidratada. Alternativamente, recomendamos que utilize cinza de madeira, a qual ajuda a aumentar o pH mais gradualmente e também contribui com potássio, cálcio e outros micronutrientes para o seu solo.

Pessoa testando o pH de um líquido usando um medidor de pH e uma seringa. A seringa está prestes a ser inserida em um béquer, com outros dois béqueres visíveis na mesa para o processo de medição do pH.

Como corrigir o pH da canábis (no solo e hidropónico)

    1. Teste sempre o pH do seu solo ou reservatório antes de realizar quaisquer ajustes aos mesmos.
    2. Caso o seu pH esteja demasiado alto (muito alcalino), recomendamos que acrescente pequenas quantidades de sumo de limão ou vinagre na sua água antes de regar as suas plantas (quando cultiva no solo). Para melhores resultados, dilua o sumo ou vinagre em pelo menos 5 a 10 porções de água, aplique-a gradualmente, e continue a testar o seu pH até obter um nível com o qual esteja satisfeito. Caso esteja a recorrer a hidroponia, recomendamos que acrescente pequenas quantidades de pH down (1 a 2 ml) no seu reservatório, de cada vez, até alcançar a leitura de pH correta.
    3. Se o seu pH é demasiado baixo (muito ácido), recomendamos que utilize um produto de cal dolomita líquida para aumentar o pH do seu solo. Caso precise de uma remediação rápida, também pode tentar aumentar o seu pH acrescentando bicarbonato de sódio na sua água, mas a maioria dos cultivadores considera que os resultados são de curta duração e acabam por virar-se para a cal dolomita para obterem resultados mais estáveis. Na hidroponia, recomendamos que utilize uma solução natural de pH up para regular os seus níveis de pH.
Guia para ajustar o pH do solo: limão e vinagre para aumentar o pH ('Muito alcalino'), bicarbonato de sódio e dolomita para reduzir o pH ('Muito ácido').

Canábis e o pH — A ideia a reter

A monitorização e regulação do pH do seu solo ou reservatório é uma das chaves para cultivar plantas de canábis saudáveis e produzir uma ótima colheita. Caso tenha as suas próprias dicas para regular o pH do seu jardim de canábis, certifique-se de que as partilha nos comentários abaixo!

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 40481 avaliações