O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Luke Sumpter


Iniciou o cultivo de erva com as esperanças bem lá em cima. Agora, uma das suas plantas aparenta estar um pouco pior quanto ao aspeto. Talvez se esteja a perguntar, "porque é que a minha planta de erva está a morrer?".

Por conseguinte, o que deve fazer quanto a isso? Em primeiro lugar — não entre em pânico! Deparar-se com obstáculos é uma parte inevitável do cultivo de canábis. Após acalmar a sua mente e aceitar a situação, está na altura de corrigir as coisas. Há um conjunto de motivos para a sua planta de marijuana aparentar estar um pouco doente, além disso, cada problema tem uma solução única. Abaixo, guiá-lo-emos sobre como reavivar exatamente uma planta de erva, focando-se em 8 passos cruciais.

Revitalize a sua planta de erva moribunda

Em primeiro lugar, para determinar o que fez com que a sua planta ficasse doente, bem como para remediar o problema, recomendamos que elabore um diário da canábis. Registar as suas observações pode ser realmente útil para associar de imediato os sintomas às suas causas e soluções. Utilize esta ferramenta útil para registar o crescimento e o comportamento da sua planta à medida que as semanas passam, bem como quaisquer sintomas com que se depare, quaisquer pragas que constate e quaisquer deficiências que possa suspeitar.

Dito isto, avançaremos para guiá-lo por uma lista de passos para identificar e revitalizar uma planta de marijuana doente. No final deste guia, estará equipado com tudo o que precisa saber para revitalizar as plantas doentes.

Passo 1: analise os sintomas

As plantas de canábis doentes ou stressadas exibem uma ampla gama de sintomas.

A velocidade a que os sintomas ocorrem já é sintomática. Estes ocorrem de um dia para o outro ou é algo que se vai desenvolvendo com o passar do tempo?

Abaixo tem alguns dos principais sintomas que as plantas de canábis doentes exibem, bem como formas rápidas e simples de os remediar.

  • Folhas amarelas

As folhas amarelas podem surgir por uma variedade de motivos, tais como problemas com a rega, com os nutrientes e com a iluminação.

Rega excessiva

Os cultivadores novatos tendem a cuidar das suas plantas um pouco em demasia. Numa tentativa de atender a cada uma das suas necessidades, frequentemente, eles regam-nas em excesso, saturando em demasia o meio sempre que o fazem. Isto pode sufocar as raízes e torná-las suscetíveis a patógenos como o apodrecimento da raiz.

Hojas amarillas

Rega escassa

O oposto do supracitado, a rega escassa resulta principalmente da negligência. Habitualmente, as plantas ficam demasiado secas quando os cultivadores vão de férias ou quando uma vaga de calor ataca. Em condições extremamente quentes, falhar um dia ou dois de rega pode impactar seriamente a vitalidade de uma planta.

Hojas amarillas

Deficiência de azoto

Este macronutriente essencial serve como um componente chave de aminoácidos (os blocos construtores das proteínas) e uma parte importante da molécula clorofila — o pigmento que torna a fotossíntese possível. Uma escassez desta molécula essencial da má fertilização resulta em deficiência de azoto e subsequente amarelecimento das folhas. Esta cor desagradável começa a descer e a deslocar-se para a planta.

Felizmente, há imensos recursos de azoto por onde escolher. Comece por aplicar um spray foliar líquido de alga marinha segundo as instruções do produto. Mais adiante, aplique os Easy Grow Booster para dispor de uma fonte equilibrada de nutrientes durante a fase vegetativa.

Hojas amarillas
  • Alongamento

O alongamento pode fazer com que as plantas de canábis fiquem estruturalmente fracas e coloca-as em risco de tombarem. Embora algumas estirpes se alonguem naturalmente mais do que outras, este sintoma deriva principalmente de fatores ambientais. Caso as suas plântulas estejam a ficar delgadas e alongadas ou as suas plantas vegetativas estejam a começar a alongar-se excessivamente, muito provavelmente só precisa de reposicionar as suas luzes.

Uma escassez de exposição faz com que as plantas subam em direção à fonte de luz disponível num ato de desespero.

O calor excessivo também pode fazer com que as plântulas fiquem demasiado esgalgadas. Coloque um termo-higrómetro na sua divisão de cultivo — uma ferramenta de cultivo útil que mede tanto a temperatura quanto a humidade. Quer apontar para temperaturas diurnas de 19 a 20 °C e 13 °C à noite. Utilize ventoinhas para regular isto, ou unidades de ar condicionado em ambientes mais extremos.

Tenha em consideração que a maioria das plantas de canábis passa por um "alongamento de floração" nas primeiras semanas de floração, onde ganham tamanho significativo. Isto, por si só, não é algo de mau, mas as plantas que já são longas e delgadas durante o final da fase vegetativa podem correr um maior risco de tombarem assim que entram na floração. Por conseguinte, tenha estruturas de suporte prontas se necessário.

Vídeo aneu: 265566531
  • Crescimento atrofiado

O crescimento atrofiado pode fazer com que as plantas pareçam fracas e também impacta os rendimentos. Várias variáveis podem fazer com que o crescimento pare subitamente. Eis uma rápida resolução para cada uma:

Escassez de nutrientes também constatará outros sinais de deficiências de nutrientes. Aplique doses regulares de Easy Boost e acrescente fungos micorrizais como um remédio para a raiz
Deficiência de cálcio uma deficiência neste nutriente em particular pode provocar crescimento atrofiado. Também observará jovens rebentos descoloridos e novo crescimento encaracolado. Aplique um suplemento Cal-Mag segundo as instruções do produto
Escassez de luz aponte para um ciclo de luz de 18 horas ligado e de 6 horas desligado durante a fase vegetativa. Certifique-se de que as luzes de cultivo interior são corretamente colocadas.
Stresse por transplante minimize a quantidade de vezes que transplanta durante o ciclo de cultivo. Idealmente, transplante plântulas saudáveis diretamente para os seus recipientes finais e espaçosos
Crecimiento atrofiado
  • Brotos subdesenvolvidos

Também conhecidos como "brotos pipoca", estas flores pequenas, arejadas e subdesenvolvidas não são exatamente impressionantes. Utilize as dicas abaixo para evitar e reverter a probabilidade dos brotos pipoca logo à partida:

Cogollos subdesarrollados
  • Manchas de pó branco

As manchas de pó branco nas folhas lança e açúcar indicam a presença de oídio, uma doença fúngica que pode danificar as plantas nas fases finais da infestação. Os sintomas deste patógeno incluem crescimento atrofiado, folhas destorcidas e infeção de tecidos recém formados. Para remover este bolor antes que as coisas fiquem descontroladas, pode considerar as seguintes opções:

  • Limpe regularmente as folhas com papel de cozinha humedecido
  • Aplique um spray foliar de amargoseira
  • Misture 1 colher de sopa de fermento em 4,5 litros de água e aplique a solução como um spray foliar
Manchas blancas polvorosas

Passo 2: Manchas de pó branco

Embora ambos estes estados possam fazer com que as suas plantas aparentem estar prestes a morrer, há várias coisas que pode fazer para reavivá-las.

  • Mantenha o seu diário atualizado

Em primeiro lugar e acima de tudo, a utilização de um diário de cultivo de canábis pode ajudá-lo a acompanhar a sua agenda de rega. Ao anotar quando regou pela última vez e quanto administrou, terá uma boa ideia do quanto toleram. Caso as suas plantas desenvolvam sintomas de rega excessiva ou de rega escassa, precisa de ajustar quanto, ou quão frequentemente as rega.

  • Como reavivar uma planta regada em demasia

Os principais sintomas da rega excessiva incluem:

Folhas que caem Crescimento atrasado
Folhas amarelas

Comece por melhorar a drenagem de qualquer forma possível. Remova o seu recipiente de quaisquer bases repletas de água acumulada. Coloque-os numa camada de gravilha ou em seixos de barro para ajudar a drenar o excesso da parte inferior do vaso.

De seguida, interrompa a rega das suas plantas o mais frequentemente possível! Consulte o seu diário para ver onde errou. Anote no seu diário quanto tempo habitualmente demora a atingir este estado no seu ambiente.

Também pode pesar as suas plantas nos seus vasos quando estiverem totalmente secas versos totalmente saturadas e, de seguida, utilizar esta informação para medir o quão saturados os seus vasos estão numa determinada altura. Aponte estes valores no seu diário e consulte-os para determinar quando está na altura de regar novamente.

Cómo revivir una planta regada en exceso
  • Como reavivar uma planta regada em escassez

As plantas regadas em escassez adquirem uma aparência bastante adoecida, mas pode reavivá-las facilmente caso o detete suficientemente cedo. Este atento a estes principais sintomas:


Solo extremamente seco
Folhas a murchar
Folhas crocantes e secas

Uma vez mais, a reparação aqui é bastante óbvia: as suas plantas precisam de mais água! Consulte o seu diário e acrescente mais um par de sessões de rega ao longo da semana. Comece por saturar todo o meio de cultivo de forma que cerca de 15% da água drene a partir do fundo. De seguida, siga o "teste do dedo" para ajustar o seu tempo. Caso não consiga encontrar tempo para continuar com a rega, considere a irrigação por gotas para mantê-las consistentemente hidratadas.

Caso as suas plantas continuem a sofrer de rega escassa, precisa de considerar o tamanho dos seus vasos. As plantas maduras em vasos de dimensões parcas sugam rapidamente toda a água. Caso isto continue a acontecer, transplante para um recipiente maior.

Cómo revivir una planta poco regada

Passo 3: analise a sua alimentação

As plantas de canábis precisam de determinadas quantidades de macronutrientes e de micronutrientes para sobreviverem e prosperarem. No entanto, inclinar a balança em demasia num dos sentidos pode resultar em deficiência ou toxicidade. Caso suspeite de sintomas de alguma destas condições, terá de avaliar a sua agenda de alimentação.

  • Consulte o seu diário

Caso tenha utilizado um diário até esta altura, pode simplesmente abrir as páginas e olhar para os horários e quantidades de alimentação prévios. Registou quaisquer alterações na sua agenda de alimentação? Perdeu uma sessão?

  • Confirme e reconfirme o rácio NPK

Caso a sua agenda pareça normal, deve verificar o produto que está a utilizar para certificar-se de que se adequa às exigências da sua planta. A canábis precisa de um conjunto de nutrientes para permanecer saudável, mas isso depende dos macronutrientes — azoto, fósforo e potássio (NPK) — para a grande parte da sua nutrição.

As plantas de erva requerem um equilíbrio diferente de macronutrientes durante as diferentes fases do ciclo de cultivo. Elas precisas de maiores quantidades de azoto para alimentar o crescimento foliar durante a fase vegetativa e maiores quantidades de fósforo e de potássio para estabelecerem e desenvolverem flores.

No entanto, os sintomas de deficiências podem ocorrer até quando está a alimentar as suas plantas com todos os nutrientes corretos. Uma condição designada por bloqueio de nutrientes ocorre quando o pH do solo se torna demasiado ácido ou alcalino e as raízes não conseguem ingerir nutrientes críticos.

Os sintomas do bloqueio de nutrientes assemelham-se aos de uma deficiência normal. As plantas assumem um aspeto amarelo e castanho e as suas folhas podem encaracolar. A determinação da causa do problema requer um testador de pH. Utilize este aparelho para testar uma amostra do seu solo e, posteriormente, recorra a um produto de ajuste do pH para colocar o valor entre 6,0 e 6,5.

  • Como reparar a fertilização excessiva

A adubação da sua planta com demasiado fertilizante pode resultar na queima de nutrientes. Dado que o azoto é um nutriente principal na maioria dos produtos, a queima de nutrientes ocorre frequentemente sob a forma de toxicidade devido ao azoto. Os principais sintomas desta condição incluem:

Folhas com uma cor extremamente verde-escura Pontas de folha dobradas
Caules e ramos vermelho-escuros ou roxos As pontas dos cálices morrem

A primeira porta de chamada é controlar de imediato a adubação. Proceda com a lavagem do seu meio de cultivo com água com pH equilibrado para remover alguns dos sais em excesso. Acompanhe-a com um limpador da linha enzimática. Mais adiante, recomendamos que utilize um medidor TDS para medir as partes por milhão (PPM) do escoamento da sua solução para assegurar que não está a sobrealimentar.

Cómo remediar el exceso de fertilización

Passo 4: analise o seu meio de cultivo

Caso as suas plantas pareçam doentes, deve dar uma vista de olhos ao seu meio de cultivo. Os sintomas de deficiências de nutrientes e de rega excessiva podem, de facto, resultar de um solo fraco.

Alguns solos e compostos são formulados para espécies de plantas específicas. Certifique-se que não escolheu acidentalmente um saco deste material de cultivo ácido!

Alguns compostos e húmus são simplesmente maus. Os que são demasiado compactos fazem com que seja difícil para as raízes penetrarem e expandirem-se. Eles também reduzem a drenagem e a aeração e aumentam as probabilidades de infeção fúngica. Caso o seu composto aparente ser demasiado compacto, considere transplantar para uma mistura de solo superior.

Caso esteja a plantar uma estirpe fotoperiódica numa tentativa de reavivá-la, crie o seu respetivo super solo para trazê-la de volta à vida. Terá de optar por uma abordagem diferente caso esteja a trabalhar com uma variedade autoflorescente. Estas estirpes preferem menos adubo. Utilize a nossa receita de solo para plantas autoflorescentes que contém uma mistura perfeita de turfa, composto, perlite e vermiculite.

Caso tenha espaço no seu jardim, a compostagem serve como uma excelente forma de reutilizar os resíduos do jardim e os desperdícios da cozinha. Transforme estes materiais em solo rico em nutrientes ao longo de vários meses para reforçar a fertilidade no seu espaço de cultivo. Caso não tenha um jardim, pode preparar uma pequena caixa com minhocas sob a sua pia para transformar os seus restos de alimentos, sacos de chá e cascas de ovo em húmus de minhoca, e aplicá-los como cobertura nutritiva para as plantas que estão a lutar contra deficiências.

  • Tenha cuidado com o aminopiralide

Escolheu o melhor composto que conseguiu encontrar. Tem um rácio NPK perfeito para a fase vegetativa, imensa matéria orgânica para nutrir micróbios benéficos e perlite para uma estrutura melhorada. No entanto, a sua planta ainda parece doente. Caso tenha verificado o pH e tenha a certeza que está a regar e a adubar corretamente, poderá estar a lidar com um inimigo escondido.

O aminopiralide, conhecida mais simplesmente como AP, faz com que milhares de jardineiros fiquem enlutados todos os anos. Este herbicida abre o seu caminho pelo trato digestivo das vacas e dos cavalos e, frequentemente, contamina os abastecimentos de composto. Caso a sua planta aparente estar amarela, atrofiada e a folhagem jovem pareça destorcida, muito provavelmente deve-se ao AP.

Faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar esta situação contactando o fornecedor do seu composto. Perguntes-lhe onde vão buscar o seu estrume e se testam-no em relação ao AP. Melhor ainda, comece por desenvolver a sua respetiva pilha de composto para que não tenha de arriscar. Felizmente, os micróbios decompõem o AP após sensivelmente um ano. Além disso, o herbicida não afeta os membros da família da erva. Vá em frente e plante um pouco de milho doce e, de seguida, utilize-o conforme é habitualmente na estação seguinte.

Cuidado con el aminopyralid

Passo 5: analise o seu ambiente

Vários fatores ambientais ditam a saúda da planta. As plantas de canábis prosperam dentro de uma temperatura específica e de uma janela de humidade. Quando estes fatores flutuam, as plantas podem começar a parecer doentes e pouco produtivas. Pode utilizar um termo-higrómetro digital no seu espaço de cultivo para medir a temperatura e a humidade simultaneamente.

  • Humidade

A humidade relativa (HR) refere-se à quantidade de água presente no ar a uma determinada temperatura. As doenças fúngicas prosperam quando os níveis de humidade ficam demasiado altos e gostam particularmente do ambiente húmido e pegajoso das flores de canábis. Para evitar estas doenças e os sintomas que as acompanham, aponte para os seguintes níveis de HR:

Plântulas e clones: 65-70%
Fase vegetativa: 40–70%
Fase de floração: 40–50%

Pode controlar a humidade interior utilizando ventoinhas, ventilação e humidificadores/desumidificadores. Embora não consiga controlar o clima no exterior, pode regular a humidade em estufas e politúneis utilizando as mesmas técnicas de interior.

  • Temperatura

As plantas de canábis também saem-se melhor quando cultivadas dentro de um determinado intervalo de temperatura. Condições que são demasiado quentes ou demasiado frias pode fazer com que fiquem stressadas e atrofiadas. Aponte para as seguintes temperaturas diurnas:

Plântulas e clones: 20–25 °C
Fase vegetativa: 22–28 °C
rosteixi de floração: 20–26 °C
  • As plantas recuperação do stresse provocado pelo calor?

As plantas de canábis ficam consideravelmente stressadas quando expostas a altas temperaturas por longos períodos. Os sintomas de stresse devido ao calor incluem crescimento atrofiado, uma aparência seca e murcha e/ou folhas encaracoladas. Pode salvar as suas plantas stressadas e regular a temperatura no seu espaço de cultivo utilizando os seguintes métodos:

  • Coloque ventoinhas oscilantes no seu espaço de cultivo
  • Instale uma unidade de ar condicionado
  • Instale um sistema de exaustão
  • Desloque as suas plantas de exterior para um local mais fresco, com uma melhor circulação do ar.

Caso queira remover qualquer trabalho extra, pode ligar ventoinhas ou ar condicionado a um sensor de temperatura para automatizar a regulação da temperatura.

¿Pueden recuperarse las plantas del estrés térmico?

Passo 6: analise a sua configuração

Também pode precisar de dar um toque a algumas coisas da sua configuração para salvar uma planta com um aspeto doente. Consulte duas das armadilhas de equipamento mais comuns abaixo.

  • Luzes

As plantas de canábis precisam de luz para criarem energia e têm um desempenho alastrado abaixo das expetativas quando privadas de exposição adequada. As plantas alongadas e magricelas provavelmente não estão a receber luz suficiente. Além de manter a distância adequada da fonte (30–70 cm para LEDs de 200–400 W e 50–80 cm para LEDs de 450–600 W), precisa de considerar quantas plantas pode cultivar de forma exequível com a sua configuração.

120W ≈ 0.5m² ≈ 1 planta
200W ≈ 0.8m² ≈ 2 plantas
280W ≈ 1m² ≈ 4 plantas
350W ≈ 1.5m² ≈ 6–8 plantas

Revegetação

Por vezes, demasiada luz pode provocar problemas. As plantas fotoperiódicas requerem um ciclo de escuridão de 12 horas ou menos para as levar a pensar que as estações estão a mudar. Caso estejam expostas a fugas de luz, as plantas em floração podem reverter para o modo vegetativo — uma visão que leva inúmeros cultivadores a entrarem em pânico. Dado que a revegetação acidental pode impactar significativamente os rendimentos e stressar as plantas, precisa de preveni-lo de ocorrer fechando hermeticamente a sua tenda e cobrindo quaisquer pontos de fuga.

  • Tamanho do vaso

O tamanho do vaso pode limitar o potencial de uma planta de canábis. Vasos mais pequenos significam plantas mais pequenas. Além disso, um vaso mais pequeno aumenta drasticamente as probabilidades de rega em escassez, dado que não há meio suficiente para reter a humidade adequada. Caso a sua planta pareça infeliz, pode ajudar a reavivá-la limitando-se apenas a colocá-la numa casa maior.

Tamaño de la maceta

Passo 7: inspecione as suas plantas quanto a pragas

Como é óbvio, as pragas são um dos principais motivos pelos quais as plantas de canábis começam a parecer doentes. Os sintomas de uma infestação de uma praga podem variar imenso, desde orifícios nas folhas até ao amarelecimento e ar murcho.

  • Pulgões

Os pulgões são pragas de canábis comuns que sugam a seiva da folhagem e multiplicam-se rapidamente.

Pulgón
Sintomas
  • Grandes números na parte inferior das folhas
  • Fugas de seiva
  • Plantas amarelas e atrofiadas
Soluções
  • Acrescente joaninhas ao espaço de cultivo
  • Aplique óleo de neem
  • Aplique sabonetes inseticidas
  • Insetos minadores

Os insetos minadores são criaturas pequeníssimas que criam túneis no interior das folhas de canábis e comem o tecido interior.

Minadores de hojas
Sintomas
  • Vestígios ondulantes e brancos nas superfícies da folha
Soluções
  • Remova as folhas afetadas
  • Aplique óleo de neem
  • Utilize redes no exterior
  • Implemente vespas parasíticas como controlo biológico
  • Moscas dos fungos

As moscas dos fungos são moscas que vivem pouco tempo e que almejam as raízes das plantas de canábis.

Moscas del mantillo
Sintomas
  • Folhas amarelecidas e murchas
  • Crescimento atrofiado
  • Sintomas de deficiências de nutrientes apesar da alimentação adequada
Soluções
  • Regue menos frequentemente
  • Acrescente armadilhas pegajosas amarelas
  • Aplique óleo de neem
  • Pulverize terra de diatomáceas no solo
  • Implemente a bactéria Bacillus thuringiensis
  • Ácaros-vermelhos

Os ácaros-vermelhos residem nos lados inferiores das folhas, onde furam o tecido vegetal para se alimentarem.

Ácaros araña
Sintomas
  • Ovos visíveis sob as folhas
  • Folhas amarelas
  • Brotos subdesenvolvidos
Soluções
  • Regue as plantas
  • Pode as áreas afetadas
  • Pulverize com sabonete inseticida
  • Administre óleos essenciais diluídos tais como alecrim, eucalipto e hortelã-pimenta

Passo 8: alimente as suas plantas com nutrientes e suplementos essenciais

A não ser que a sua canábis pareça doente devido à fertilização excessiva, aplicar uma gama de suplementos pode ajudar a arrancar o desenvolvimento após um período de crescimento atrofiado.

Matéria
orgânica
pense em composto, estrume, húmus de minhoca e matéria vegetal. Acrescente-os ao seu solo como alimentação de libertação prolongada para as comunidades de micróbios benéficos
Melaço o melaço de cana é uma fonte soberba de nutrientes para organismos microscópicos no solo. Ao ir mais além para alimentá-los, construirá uma população estável que beneficiará, por sua vez, a sua planta.
Enzimas estas proteínas microscópicas ajudam a catalisar as reações. Aplicar enzimas ao solo ajuda a acelerar o crescimento, a melhorar os rendimentos e a alimentar um sistema de raízes mais saudável
Fungos micorrizais estas espécies de fungos simbióticos ligam-se às raízes das plantas e ajudam-nas a aceder aos nutrientes no solo. Eles ajudam a prevenir as plantas de adoecerem e podem ajudar as plantas não fertilizadas a recuperarem em grande.
Rizobactérias estas espécies de bactérias que vivem nas raízes ajudam a reduzir as possibilidades de doença nas raízes e são conhecidos por ajudar a reforçar os rendimentos da canábis

As plantas de erva parecem doentes? Não perca a esperança!

Então acha que a sua planta de marijuana está a morrer? Preocupar-se só fará com que a situação se agrave! Agora, está equipado com uma série de conhecimento e está mais do que pronto para enfrentar o desafio.

Utilize toda a informação acima para ajudar a reavivar as suas plantas doentes. Ao fazê-lo, saberá exatamente como prevenir uma situação semelhante no futuro e a lidar com a mesma com facilidade caso surja novamente. Os cultivadores de canábis são muito protetores em relação às suas plantas, compreendemos os sentimentos de desilusão que pode estar a sentir. Contudo, na realidade, um par de folhas amarelas e um pouco de encaracolado não fará muito para prejudicar a sua colheita!

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 39653 avaliações