O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Steven Voser


Principais pontos

  • Várias espécies de bolor desenvolvem-se nos brotos de erva em condições húmidas.
  • A erva bolorenta representa perigos de saúde e tem de ser descartada.
  • Saiba como identificar brotos bolorentos para garantir um fumo seguro.
  • Saiba como prevenir o bolor no futuro para proteger as suas plantas em floração e lote de brotos processados.

Quando cultiva canábis, o trabalha não termina na altura da colheita — tem de dar passos para prevenir que o bolor infete os seus brotos durante a secagem, a cura e o armazenamento.

Caso não tome estas medidas, arrisca-se a que o bolor estrague toda a sua colheita. Além de degradar a qualidade dos brotos de erva, o bolor também torna a canábis perigosa de utilizar.

Continue a ler para ficar a saber como proteger o seu lote contra estes inimigos fúngicos, garantindo frescura, suavidade e segurança ao longo do percurso.

Um close-up de mofo crescendo em um broto de cannabis. O mofo é uma substância branca e peluda que cobre a superfície do broto.

O que faz com que os brotos de canábis fiquem bolorentos?

A erva pode ficar bolorenta? Claro que sim. As flores de erva têm o potencial para ficar bolorentas durante duas alturas distintas: antes da colheita, quando continuam na planta, e após a colheita, durante a secagem, a cura e o armazenamento.

Durante a fase de floração do ciclo de cultivo, quando os brotos continuam presos aos ramos das plantas vivas, a humidade excessiva e a escassez de circulação de ar podem fazer com que o bolor prolifere.

Os brotos de canábis também ficam bolorentos quando são incorretamente secos, curados e armazenados. Os erros durante estes passos não conseguem remover o excesso de humidade das flores, deixando-os propensos ao bolor que se desenvolve após o término do ciclo de cultivo.

Enquanto cultivador de canábis, melhorará drasticamente o seu conhecimento e conjunto de competências aprendendo a identificar, prevenir e tratar o bolor nos seus brotos.

Tipos de bolor que afetam a canábis

Há vários tipos de fungos que têm um apetite pelos brotos de canábis. Consulte os principais culpados abaixo e quando tendem a atacar:

  • Botrytis cinerea: este patógeno provoca sintomas comummente conhecidos como "apodrecimento do broto". Afeta os brotos durante o seu desenvolvimento, surgindo em condições excessivamente húmidas e provocando decomposição interna.
  • Oídio: este fungo desenvolve-se nas folhas e nos brotos das plantas durante o crescimento, particularmente em condições de humidade alta e de má ventilação.
  • Rhizopus e Mucor: estes bolores também afetam as plantas durante o crescimento e prosperam em ambientes húmidos. Frequentemente, atacam após os períodos de chuva intensa.
  • Aspergillus: sendo um dos principais patógenos que infetam as flores durante o armazenamento, este bolor contamina frequentemente brotos mal secos e mal curados.
  • Penicillium: outro bolor que impacta comummente os brotos durante o armazenamento, frequentemente, o Penicillium infeta os brotos quando a humidade é demasiado alta, ou aqueles que não são armazenados em recipientes estanques.
Um collage de imagens mostrando diferentes tipos de mofo que podem afetar as plantas de cannabis. Os tipos de mofo mostrados são Botrytis cinerea, míldio, Rhizopus e Mucor, Aspergillus e Penicillium.

Como detetar o bolor na erva

É importante permanecer atento ao bolor na erva durante a floração e após a colheita. Embora seja uma desilusão, tem de descartar os brotos infetados, dado que estes representam um perigo para a saúde quando fumados.

Consulte as seguintes secções para aprender sobre os diferentes sinais do bolor e como diferenciar os brotos infetados dos saudáveis.

  • Sinais de bolor: brotos frescos vs. secos

Os sinais visuais e físicos típicos do bolor na erva incluem:

Manchas pulverulentas as flores de erva infetadas com oídio exibem manchas pulverulentas brancas, cinza ou amarelo-claras
Textura frisada ou tipo teia tanto a Botrytis como o Aspergillus criam estruturas esponjosas ou tipo teia de aranha nos ou entre brotos.
Cores incomuns os tons incomuns castanho-acinzentados indicam Botrytis; os tons azuis, verdes e pretos são indicativos de infeções por Penicillium e Aspergillus; as manchas amarelas são o resultado de infeções por oídio.
Aparência polida ou viscosa alguns bolores provocam um brilho pouco natural ou uma aparência húmida nos brotos.
Frágil e quebradiço as infeções de bolor avançadas podem alterar a textura dos brotos, levando-os, por vezes, a secarem e a ficarem quebradiços.
oque viscoso os bolores também podem fazer com que os brotos infetados produzam uma sensação excessivamente húmida e pegajosa, de uma forma diferente da viscosidade da resina.

  • A diferença entre bolor na erva e os tricomas

Os brotos de canábis saudáveis têm uma aparência glacial e açucarada, devido à camada de tricomas nas suas superfícies. Estas estruturas glandulares são responsáveis pelo fabrico de canabinoides e de terpenos e por os excretarem sob a forma de uma resina viscosa.

Para o olho sem experiência, uma camada espessa de tricomas poderá ser facilmente confundida com bolor. No entanto, há alguns sinais evidentes que podem ajudar os cultivadores a distinguirem os dois.

Primeiro, preste atenção à cor. Os tricomas variam de translúcidos para leitosos e âmbar, consoante a sua maturidade. Pode utilizar ferramentas de ampliação, tais como um microscópio de bolso, para analisá-los mais aproximadamente. Por outro lado, o bolor pode apresentar todas as cores incomuns listadas acima, incluindo amarelo e cinzento.

Em segundo lugar, tenha a forma e a textura em consideração. Os tricomas são estruturalmente distintos e têm uma aparência ereta, organizada e quase "estaladiça". Por outro lado, o bolor tanto ocorre como manchas ou como uma teia homogénea, dispersando-se frequentemente de forma caótica.

  • A importância dos testes de aroma

Além do seu efeito psicoativo único, a canábis ganhou reconhecimento devido ao seu aroma distinto. Além da cor e da textura, o aroma também ajuda a diferenciar os brotos saudáveis dos bolorentos.

O aroma das flores de canábis saudáveis varia devido à diferença nas moléculas aromáticas entre as estirpes. No entanto, todos os brotos saudáveis devem ter um aroma agradável, herbal e um pouco skunky. Detetará notas frutadas, terrosas e gasosas consoante a estirpe.

A erva bolorenta, por sua vez, tem um odor desagradável. Denotará notas bafientas em conjunto com pitadas de feno com mofo.

Os riscos de fumar erva bolorenta

Nunca deve fumar erva bolorenta. Enquanto perigo para a saúde, os brotos infetados com bolor apresentam os perigos seguintes:

Problemas respiratórios os esporos de bolor podem provocar tosse, espirros e dor peitoral.
Reação alérgica algumas pessoas podem experienciar reações alérgicas após exposição ao bolor, incluindo sinusite e inflamação do trato respiratório superior.
Infeções pulmonares em casos graves, fumar canábis bolorenta pode espoletar infeções pulmonares graves provocadas pelos esporos de bolor.

Como prevenir o bolor na erva

Encontrar bolor nos brotos nos quais trabalhou arduamente para cultivar é, claramente, devastador. Por conseguinte, todos os cultivadores de canábis devem educar-se sobre como manter a erva livre de bolor. Tenha estas dicas em consideração quando cultiva as suas plantas:

Monitorize coloque um higrómetro no seu espaço de cultivo para obter um feedback em tempo real sobre a humidade e a temperatura.
Promova a circulação do ar utilize ventoinhas em linha ou de clipe no interior e nas estufas para prevenir o ar estagnado.
Faça a gestão da humidade utilize um desumidificador no interior quando a humidade subir acima dos 40% no interior durante a floração.
Abrigo e remoção proteja as plantas de exterior da queda de chuva em excesso colocando lonas ou deslocando as plantas em vasos para estufas, ou politúneis. Remova a humidade em excesso da cobertura.
Secar e curar adequadamente empregue práticas de secagem e de cura ideais. Seque as suas plantas até que os caules partem quando os dobrar. Areje os seus jarros de cura e utilize Moisture Fighters para manter a humidade dentro de um intervalo ideal.

Como testar a erva quanto à formação de bolor

Deve testar consistentemente as suas flores de erva quanto ao bolor durante a floração e após a colheita. Utilize estas técnicas para garantir umas passas seguras:

Inspeção visual esteja atento a cores, texturas e manchas incomuns, certificando-se de que as distingue dos tricomas. Utilize ferramentas de ampliação de bolso para ver mais de perto..
Teste tátil os seus brotos devem proporcionar uma sensação pegajosa, mas não viscosa ou demasiado quebradiça..
Teste do aroma os brotos saudáveis devem ter um aroma fresco, skunky, floral, herval e terroso ou doce. As notas de mofo e de feno são sinais de bolor.
Utilize uma luz negra alguns bolores brilham sob luz ultravioleta, incluindo a Botrytis, o Penicillium e o Aspergillus. Utilize uma luz negra caso não tenha a certeza.

Manter o bolor ao largo — Conclusão

É vital que não apresse a sua jornada durante as fases finais do processo de cultivo. Embora saibamos que estará ansioso para provar os seus brotos cultivados por si, tirar o tempo para cortar, secar e curar as suas flores adequadamente fará com que passem para um outro nível em termos de sabor, aroma e potência, tudo enquanto as mantém protegidas do bolor.

Além disso, caso encontre brotos que estão afetados pelos temíveis fungos, certifique-se de que os remove e que inspeciona atentamente os demais, dado que fumar erva com bolor é perigoso para o seu corpo!

Os packs de humidade protegem contra o bolor

Os packs de humidade são ferramentas pequenas e simples que removem a humidade do ambiente envolvente. Quando o nível de humidade começa a subir, eles absorvem as partículas de água que, de outra forma, serviriam como um terreno de reprodução para o bolor.

  • Os Moisture Fighters oferecem controlo de dois sentidos

Na Royal Queen Seeds, preparámos os nossos respetivos packs de humidade, especificamente para curar brotos de canábis. Os nossos Moisture Fighters possuem um mecanismo de controlo de dois sentidos que lhes permite quer aprisionar quanto libertar a humidade. Isto permite-lhe absorver a humidade em excesso enquanto também impedem que as suas flores fiquem demasiado secas e percam o seu sabor.

  • Um produto vegetal sem quaisquer conservantes

Os nossos Moisture Fighters são preparados e tem em consideração a saúde do ambiente e a dos seus brotos. Cada embalagem deriva inteiramente de materiais de origem vegetal e não contém nenhuns conservantes. Não tem de preocupar-se com quaisquer químicos indesejáveis a vazarem e a contaminarem as suas flores orgânicas imaculadas.

  • Os indicadores de humidade mantêm-no informado

Os Moisture Fighters removem qualquer trabalho de adivinhação do processo de cura. Cada pack possui um cartão que alberga um indicador de humidade. Este peça reutilizável do kit permitirá que saiba quando precisa de trocar os seus Moisture Fighters. Saber exatamente quando o fazer significa que manterá o ambiente de cura perfeito durante todo o processo.

  • Como utilizar os Moisture Fighters

Os Moisture Fighters são extremamente fáceis de usar. Mantenha as suas flores suculentas e ricas em terpenos recorrendo aos passos abaixo.

  1. Remova os Moisture Fighters da sua embalagem, certificando-se de que não abre o Fighter em si.
  2. Coloque um Moisture Fighter e o indicador de humidade juntamente com os seus brotos no seu jarro de cura.
  3. Deixe o Fighter desempenhar a sua função. Quando o ponto no cartão de humidade passar de cor-de-rosa para azul, troque o Humidity Fighter por um novo.
  4. Volte a colocar o indicador reutilizável no cor-de-rosa para acompanhar o novo Fighter.

Video id: 510269030

O que fazer caso se depare com brotos bolorentos

Se detetar brotos bolorentos durante a floração, remova imediatamente as plantas afetadas e descarte-as. Monitorize as suas outras plantas de perto tanto pré quanto pós colheita, dado que as infeções iniciais são muito difíceis de detetar.

Pós-colheita, descarte todos os brotos com quaisquer sinais de bolor. Não tente salvar nenhum jarro que contenha brotos bolorentos, inclusive se os outros brotos aparentarem não estar afetados.

Faça um esforço para sanitizar o seu espaço de cultivo, jarros de cura e equipamento. Todos estes são potenciais vetores de transmissão.

Proteja a sua erva do bolor

Agora, já sabe o que provoca o apodrecimento dos brotos, já aprendeu sobre o que faz com que a erva fique bolorenta e está consciente de como manter os fungos ao largo.

Utilize a informação acima para minimizar as probabilidades do bolor comprometer as suas colheitas. Controle a temperatura e a humidade, e examine de perto as suas flores, tanto antes quanto após a colheita.

Se alguma vez se deparar com bolor, não se deixe desencorajar! Descarte os seus brotos e comece de novo. Veja-o como uma experiência de aprendizagem e não arrisque a sua saúde tentando remediar os brotos contaminados.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 40481 avaliações